NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Básico

A comissão interna de prevenção de acidentes ou simplesmente CIPA, trata-se de uma comissão paritária constituída por representantes dos empregados (eleitos em escrutínio secreto) e dos empregadores (designados pelo empregador), que atua na promoção à segurança e saúde dos trabalhadores.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA é regulamentada pela norma regulamentadora nº 05, aprovada pela Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978 e atualizada pela Portaria SIT n.º 247, de 12 de julho de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA tem como objetivo a prevenção dos acidentes e das doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A CIPA é um dos principais meios de se estabelecer o diálogo e a conscientização entre os colaboradores e empregadores. Mantendo assim, a produtividade, o bem-estar, a segurança e a saúde dos trabalhadores em geral.

Dessa forma, verifica-se que todas as empresas devem constituir a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, pois mesmo as que não se enquadrarem no Quadro I da NR-05, deverão designar um responsável pelo cumprimento da norma regulamentadora nº 05 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

A realização do treinamento da CIPA estabelece e maximiza a conscientização de prevenção dos acidentes e das doenças de trabalho, de modo a assegurar um local de trabalho apropriado para as funções que serão exercidas. Pensando em facilitar o treinamento de equipes, a SAMAS desenvolveu um excelente curso de CIPA para as empresas que desejam promovê-lo aos seus funcionários. Para obter mais informações sobre o curso.
  • Carga horária: 20 horas
R$ 160,00
em até 12x com Mercado Pago

Sobre o curso

Conscientizar o profissional acerca da importância da prevenção de acidentes de trabalho, bem como suas consequências; Seguir a legislação vigente e os requisitos legais que a compõe; Propor melhores condições de trabalho, tanto física quanto psíquica; Qualificar as condições do ambiente de trabalho.

Especificações do curso

Conteúdo

Quantidade de aulas
20 aulas
Horas de videoaula
10 horas
Horas em projetos
10 horas

Conteúdo programático

- CIPA - O que é e suas atribuições legais.
- Como é a estrutura organizacional de uma CIPA numa empresa?
- Resumo das atribuições legais dos membros da CIPA.
- Objetivos da Norma
- Acidentes de Trabalho
- Constituição da Comissão
- Organização da Comissão
- Atribuições da Comissão
- Funcionamento da Comissão
- Treinamento da Comissão
- Processo Eleitoral (Eleição da Comissão)
- Contratantes, Contratadas e Disposições Finais
- Uso do PDCA na CIPA
- Uso do 5W2H para o Plano de Ação na CIPA
- Mapa de Risco
- Noções de Primeiros Socorros
- Noções de Combate a Incêndio
- Anexo - QUADRO I - Dimensionamento de CIPA
- Anexo - QUADRO II - Agrupamento pelo CNAE
- Anexo - QUADRO III - CNAE com o Dimensionamento de CIPA
- Anexo - Modelos de Documentos.
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